Make your own free website on Tripod.com

FUN FLY HOT .40

Dicas de montagem do kit

Estes modelos parecem gerar um temor.Mas voce ficará pasmo pelo desempenho exibido por esta raça de desenho relativamente novo.
O processo de desenvolvimento para o Hots Kit levou quase um ano. Eu procurei um modelo altamente maneável. Por causa do airfoil muito espesso, o elevador e a resposta de aileron é muito rápida. Também, novamente devido ao airfoil espesso,você tem um freio de ar.Os elementos chaves para um bom modelo voador são peso, equilíbrio e alinhamento. Escolha só competição gradue balsa e tenha certeza que a asa,stabilizador e fuselagem estão em uma linha de centro de zero-grau e seu ponto de balanceamento como mostrado nos planos. Tente manter o peso voador abaixo de 3 libras. Eu uso o O.S.. * FSR ABC .32 máquina com resultados bons.
Construir é muita diversão,e é mais barato que quando você compra balsa a granel.

CONSTRUÇÃO
Quando você monta seu kit, a primeira coisa em deve fazer é checar a centralização da asa para cada metade ter medidas iguais. Imagens de fotocópiadoras podem torcer durante o processo de reprodução. E uma diferença de 1/2 polegada não é incomum.
Eu uso um combination de CA e Epoxi/cola madeira(amarela)
Tenha certeza que todas as junções se ajustam quando você colar .



FUSELAGEM
A fuselagem do seu Hot .40 já está previamente montada restando á voce apenas colar os reforços de base do motor em seus encaixes(blocos F1 de 3/8”x3/8” de cedro).Fixe-os com cola epoxi,usando uma mesa plana como base.Após a secagem retire e proceda o lixamento das superfícies de ambos os lados.
O próximo passo será a fixação dos reforços laterais F2 em compensado no nariz da fuselagem.Use para esta etapa epoxi 12 minutos.
Lixar a superfície com lixa grana 120 em toda sua extensão e fazer o arredondamento nas bordas.
Dê o acabamento no encaixe do motor e neste ponto pegue o seu motor e encaixe-o na posição , marcando a furação.De um lado oposto ao cilindro do motor marque a posição do tanque. Cole na base da cauda,lado de baixo da fuselagem a barbatana FCB.


GRUPO DE CAUDA VERTICAL
É construido com longarinas de balsa de 1/4” x 3/4” e as partes centrais da treliça são feitos com longarinas de balsa de 1/4”x1/4”. Proteja planos com papel de cera ou plastico e simplesmente corte e trabalhe diretamente sobre a planta, cravando os alfinetes e colando os pedaços junto.
Novamente, tente fazer todas as articulações tão justas quanto possível.


ASA
Fixe uma longarina de 1/4”x1/4” de cedro diretamente sobre a planta para colar as nervuras. É uma boa idéia cortar uma longarina de 3/8”x3/8” e usar como base de apoio das longarinas, afastado da ponta fina da longarina aproximadamente 3”. Esta base deve ficar presa à mesa e protegida com a mesma proteção que está sobre a planta.Agora cole as nervuras sobre a longarina que está presa na mesa(1/4”x1/4” de cedro) em suas posições encaixadas. Só não cole ainda as tres nervuras centrais. Nos furos de oito milimetros existentes nas nervuras centrais encaixe as bases dos servos de cedro 1/4”x1/4” alinhe o conjunto e cole sobre a longarina de cedro que está fixa na mesa.Prenda com alfinete todas as nervuras próximo ao bordo de fuga diretamente na
longarina de apoio que está protegida com plastico ou papel encerado.Cole a longarina de topo no lugar .Pegue o BA(bordo de ataque) e cole na posição em frente às nervuras prendendo com alfinetes até a completa secagem .Proceda da mesma forma para a colagem do bordo de fuga de 1/4”x1/2”. O chapeamento superior de 1/16” será feito após a secagem do conjunto.Cole o chapeamento de 1/16”x3” no bordo de ataque e a lâmina de 1/16”x1” no bordo de fuga.Ambos encostados nos BA.Sobre a nervura central cole entre o chapeamento o capstrip de 1/16”x250mmx28mm na posição central. E cole os demais capstrips em suas posições estes serão da medida de 1/16”x1/4”. Não é necessário a colocação de “vertical grain” entre as longarinas visto que as substitui por cedro.


CARACTERÍSTICA:
Por sua vontade poderá mudar a seção central entre as tres nervuras para chapeamento.(não acompanha)assim poderá fixar os suportes dos cinco servos no fundo da asa.Porém esta decisão deverá ser tomada préviamente.Antes de colar o conjunto central das tres nervuras com as bases de cedro encaixadas.orque estes su´portes neste caso não terão utilidade.Assim todos pos servos serão colocados virados para cima(extradorso da asa).E haverá apenas duas janelas de inspeção no lado superior.


TRADICIONAL.
Proceda copnforme indicado logo no início e então ficaremos com quatro servos voltados para cima (ailerons((2servos)),profundor e direcional).O servo do motorr ficará na posição virado para baixo na asa direita,a qual terá uma janela de acesso no intradorso.
Estas janelas serão fixadas com pequenos parafusos em suas bases.Corte os encaixes necessários para passar os comandos.Retire após a secagem e lixe-os pelos dois lados.



MONTANDO OS AILERONS
Monte estes começando pelos bordos de fuga e de ataque.Prendendo-os com alfinetes sobtre a mesa e planta.Cole as peças centrais.
Retire após a secagem e lixe-os pelos dois lados.



GRUPO DE CAUDA HORIZONTAL
Todas as peças estão separadas por grupos.Com atenção prenda as peças correspondentes ao bordo de fuga sobre a planta. Prenda o bordo de ataque sobre a plantas e cole as demais peças.Algumas terão de ser recortadas por voce, com um estilete.
A união dos profundores moveis entre si deve ser fita com a peça horn de aço em forma de “U” quadrado.Meça a posição e fure os profundores móveis para o encaixe do aco,em sua linha central horizontal. Cole o horn de aço com epoxi.Retire após a secagem e lixe-os pelos dois lados.

COLOQUE TODAS AS DOBRADIÇAS.
MONTAGEM FINAL.
Insira a asa na abertura de fuselagem, alinhe com um esquadro e cole com epoxi.. Tenha certeza que a asa e os bordos de fuga estão a 90º. Cole o direcional absolutamente centrado.Cole o profundor absolutamente equidistante em suas pontas com o bordo de fuga da asa,e perfeitamente nivelado com esta.Prenda os trens de pouso e passe para a fase de entelamento.
Coloque o motor o rádio e o tanque .Coloque as rodas que voce adquiriu em sua revenda predileta.Agora é hora de verificar,com tanque vazio,o ponto de equilíbrio(CG).Deixe-o exatamente no local indicado na planta..


VOANDO
Tenha certeza todos os controles trabalham na direção normal. A deflexão de controle não é crítica, embora você queira bastante para voar o avião. Parta de cima abaixo de cima abaixo com 1/2 polegada nos ailerons e 1 polegada no elevador. O leme é muito efetivo, assim comece com curso mínimo. A decolagem é bastante fácil, e uma vez é no ar, você vai ele surpreendeu por suas características de manobrabilidade. Realmente é um avião gentil. Você pode comandar oprofundor para cima por completo e não estolará.